Tipos de Manutenção

Preditiva: É possível definir manutenção preditiva como a forma de poder antecipar as possíveis intervenções corretivas, utilizando-se de técnicas de monitoração, tais como:

Cojunto de programas especiais (Análise e Medição de Vibrações, Análise de Óleo, Termografia, etc.) orientados para o monitoramento de compressores e equipamentos em serviço. Sua finalidade é predizer falhas e detectar mudanças no estado físico que exijam serviços de manutenção, com a antecedência necessária para evitar quebras ou estragos maiores.

Os principais objetivos da manutenção preditiva são:

  • Reduzir os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação;
  • Eliminar desmontagens e remontagens para inspeção;
  • Impedir propagação dos danos;
  • Maximizar a vida útil total dos compressores ou de um equipamento.

  • Análise de vibrações por SPM;
  • Análise de óleos lubrificantes em laboratório;
  • Análise de temperatura;
  • Análise Termográfica, etc.

Na manutenção preditiva podemos destacar defeitos de funcionamento, evitando interrupções desnecessárias de equipamentos, proporcionando vantagens como:

  • Vida útil mais longa dos componentes;
  • Redução de custos;
  • Melhor desempenho das máquinas e equipamentos;
  • Identificação de problemas crônicos.

Preventiva: A manutenção preventiva visa a plena conservação dos equipamentos. Nela operam-se práticas de verificação e limpeza, bem como a substituição de peças, acessórios e lubrificantes, que se façam necessários ou por determinação do fabricante, que já cumpriram seus prazos de vida útil.

A troca de determinadas peças tem por finalidade evitar eventuais intervenções corretivas, que provocam longas paradas dos equipamentos e, consequentemente, problemas com a produção.

A médio e longo prazo, verifica-se uma melhor performance, que, como consequência, provoca também uma melhora na relação custo x benefício, o que além da satisfação, garante a tranquilidade de nossos clientes.

Corretiva (Consertos / Reformas): mesmo havendo rigor nas manutenções preditivas e preventivas, afim de evitar quebras e paradas inesperadas dos equipamentos, esta possibilidade não pode ser desprezada, e a empresa prestadora de serviços tem que estar muito bem preparada para poder evitar consideráveis danos à produção dos usuários.

Com respostas rápidas e eficientes nas Manutenções Corretivas, a Abacom têm realmente feito a diferença no mercado, conseguindo um ótimo índice de satisfação de seus clientes.

Proativa: recentes avanços da tecnologia de manutenção de máquinas e equipamentos permitem reforçar a confiabilidade dos usuários.

Nosso programa de manutenção proativa envolve conhecimentos do projeto e da engenharia das máquinas, o que nos leva ao aprimoramento cada vez mais rápido e à investimentos constantes na área de treinamento dos nossos técnicos.

Tratando exclusivamente da causa dos defeitos apresentados, a manutenção proativa visa eliminar a raiz do problema, possibilitando inúmeras vantagens, como por exemplo, melhor relação custo x benefício, menor desgaste dos equipamentos ao longo do tempo, evitar surpresas desagradáveis, alongar consideravelmente a vida útil dos equipamentos, máquinas e outros.